Comendo Salada

Texto escrito por:
Márcia A. Teixeira, nutricionista
O consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar e gordura pode chegar a prejudicar sua pele, juntamente com fatores como pegar sol sem a devida proteção e à própria poluição do ar, um cardápio em desequilíbrio incentiva a produção de radicais livres no organismo. Os radicais livres, como se sabe, são substâncias que aceleram o envelhecimento do corpo, incluindo aí o da pele.

Somos o que comemos

A alimentação é o melhor caminho para evitar este envelhecimento indesejado e precoce, a dica é o consumir alimentos antioxidantes, como algumas vitaminas e minerais, que ajudam a combater os radicais livres.
Outra dica interessante e que contribui para manter a pele saudável é variar sempre os itens do cardápio, o que garante um número maior de vitaminas e outros nutrientes ao organismo, tendo uma dieta saudável, você além de manter seu peso ideal também manterá sua pele bem cuidada e sempre linda.

Rejuvenescer e emagrecer

É o que toda mulher deseja pra sua vida. Para alcançar esse objetivo, um cardápio especial e bem elaborado que deixará a pele mais bonita e que também ajudará na redução de 2 a 3 kg em 1 mês, mas essa perda depende do metabolismo individual e do nível de atividade física, de cada individuo.
Alimentos de origem natural, como vegetais, frutas, leguminosas, além de laticínios magros, carnes magras e cereais integrais, são os mais recomendados, pois neles contém :

Biotina: Que auxilia na manutenção de uma pele mais saudável, ajuda também a combater dores musculares, dermatites e eczemas.Previne a calvície e o branqueamento dos cabelos, ajuda a combater a exaustão nos processos estressantes.
Onde encontrar: fígado, cogumelos, amendoim, leite, carne, gema de ovo,vegetais, banana, laranja, tomate, melão e morango.
Selênio: É um alimento antioxidante e antimicótico local, útil no tratamento da celulite e na eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
Onde encontrar: castanha-do-pará, nozes, lentilhas, gérmen de trigo.
Vitamina A: Está vitamina e essencial para o crescimento normal do individuo, integridade da visão, desenvolvimento e manutenção da pele.
Onde encontrar: fígado, rins, gordura do leite, margarina fortificada, gema do ovo, folhas verdes e amarelas, melão, pêssego.
Silício: Mineral que integra o colágeno e estimula sua produção, importante na prevenção e tratamento da celulite e da flacidez principalmente feminina.
Onde encontrar: aveia e cevada.
Cobre: Age na formação das fibras colágenas e elásticas.
Onde encontrar: fígado, moluscos, grãos
Zinco: Auxilia na boa hidratação e na elasticidade da pele.
Onde encontrar: ostras, carne, moluscos, arenque, farelo de trigo. Ervas como fontes de zinco: açafrão, gengibre.
Flavonoides: Trabalha combatendo a fragilidade dos capilares, auxiliam a estabilização do colágeno, possuem ação antioxidante, antialérgica e antiviral. Além de retardar o envelhecimento.
Onde encontrar: Na cor vermelha escura, azul e violeta de várias espécies de plantas, acerola, cereja, framboesa, uvas vermelhas e roxas, casca de berinjela, amoras azuis e pretas.
Magnésio: O mesmo mantém o equilíbrio hídrico da pele, levando assim na total hidratação celular e a maciez da pele, evita oscilações de humor e melhora o bem-estar. Onde encontrar: leguminosas, sementes, nozes, cereais de trigo integral, castanhas, carne, leite, tofu (queijo de soja), vegetais verdes, legumes.

EXEMPLO DE UM CARDÁPIO SAUDÁVEL

Café da manhã:
2 fatias de pão de forma rico em fibras ou 1 pão francês ou 4 torradas ou 4 biscoitos sem recheio;
1 fatia de queijo branco ou 1 colher de sopa de queijo cremoso ou requeijão light;
1 copo de suco de fruta natural

Lanche da manhã:
1 fruta – Maçã, Pêra, Mexerica.

Almoço:
1 prato de mesa de hortaliças cruas;
½ prato de sobremesa de legume cozido ou grelhado;
4 a 5 colheres de sopa de arroz ou 2 batatas médias cozidas ou 1 xícara de macarrão com molho de tomate ou 3 colheres de sopa de purê;
1 concha de feijão ou lentilha ou 3 colheres de sopa de ervilha ou vagem ou grão de bico ou soja;
1 pedaço médio de carne magra grelhada (dar preferência a carne branca ou peixes de águas frias e profundas, como sardinha, atum, arenque, anchova, salmão, truta).

Lanche da tarde:
1 vitamina de frutas com 1 colher de sopa de linhaça triturada.

Jantar:
1 prato de mesa de hortaliças cruas;
½ prato de sobremesa de legume cozido ou grelhado;
4 a 5 colheres de sopa de arroz ou 2 batatas médias cozidas ou 1 xícara de macarrão com molho de tomate ou 3 colheres de sopa de purê;
1 pedaço médio de carne magra grelhada.

Ceia:
1 copo médio de leite desnatado.

Texto escrito por:
Márcia A. Teixeira, nutricionista, especialista em Unidade de Alimentação e Nutrição pelo Centro Universitário do Triângulo, CRN 10642.

Nota: Este cardápio tem em média 1.600 calorias e é indicado para um adulto com aproximadamente 65 Kg. O valor calórico pode variar conforme o modo de preparo e os ingredientes utilizados no feitio. Essa sugestão não dispensa a consulta a um especialista.
Dica de como montar um prato equilibrado: Reserve metade dele para uma salada bem variada de folhas e para os legumes, enquanto a outra parte pode ser ocupada por uma opção de carboidrato (arroz, batata ou massas), proteína (soja, peixe, frango ou carne vermelha) e leguminosa (feijão, grão de bico, ervilha ou lentilha). Não é recomendável se servir duas vezes, pois se corre sempre o risco de consumir grandes volumes de alimento devido à variedade de oferta.

fotolia2