berinjela
A farinha de berinjela não irá atuar como a dieta em si, porém poderá ser uma forte aliada em sua dieta, assim como também algumas outras dicas que vou passar aqui para tornar sua dieta mais eficiente, saudável e fácil de fazer. A farinha de berinjela irá atuar como uma suplementação em sua dieta, assim ajudando a emagrecer com maior facilidade.

Além do benefício inicial da farinha de berinjela para sua dieta facilitando o emagrecimento esta farinha também ajuda a combater o colesterol ruim (LDL), que é um fator de risco para a saúde bastante frequente em quem está acima do peso. Por combater o colesterol já é mais um ótimo motivo para acrescentar  esta farinha em sua dieta de baixas calorias, além de estar combatendo o excesso de peso já estará cuidando da saúde (que inclusive é o mais importante).

Quando se fala em adicionar algo a uma dieta de baixas calorias geralmente surge o receio de estar de certa forma sabotando a dieta, mas neste caso não há com o que se preocupar pois a quantidade de calorias de uma xícara de chá de farinha de berinjela (cerca de 100g) possui apenas 20 kcal. Também é importante notar que utilizará apenas 4 colheres de sopa da farinha ao dia o que representa ainda menos calorias.

Também vale lembrar que assim como fazer uma boa dieta, adicionar farinha de berinjela como suplementação à dieta para controlar o peso e combater o colesterol também é muito importante manter atividades físicas regulares para facilitar o emagrecimento e o controle do colesterol.

Como Fazer a Farinha de Berinjela para Suplementar a Dieta

O processo para fazer farinha de berinjela é muito simples, em sua casa poderá fazer apenas tendo a ajuda de um forno e um liquidificador. Outro fator positivo é que possui uma ótima validade pois dura até 1 ano após ser feita.

  • Separe 1 Kg de berinjela com casca (para um rendimento de 100g de farinha)
  • Corte todas as berinjelas em fatias(mais finas é mais rápido) e as arrume em uma assadeira
  • Leve ao forno até que a berinjela fique crocante e seca
  • Retire do forno e bata no liquidificador para fazer um pó (fica semelhante a farinha de mandioca)
  • Poderá guardar em local fresco ou mesmo em geladeira

Uma dica interessante é para escolher berinjelas mais firmes com casca brilhante e sem imperfeições, isto indica que está em melhores condições (portanto com os nutrientes em bom estado).

É possível fazer em quantidades maiores, porém é tão simples de fazer e seu consumo por ser baixo permite que uma quantidade de 100g por porção dure um bom tempo, sendo assim fazer apenas 100g por vez é realmente uma boa medida.

Dicas para Tornar sua Dieta Ainda mais Eficiente!

A farinha de berinjela já será certamente de grande ajuda, porém é muito importante que além de estar mantendo uma boa dieta de baixas calorias tenha algumas atitudes simples que ajudarão a evitar que fuja da dieta, como por exemplo:

Não pular refeições: algumas pessoas tentam fazer isto com a finalidade de tentar baixar ainda mais o consumo de calorias, o que é um erro pois quando chegar a hora da próxima refeição certamente estará com muita fome e acabará comendo mais do que deveria.

Para aplacar a fome entre as refeições use chá: caso esteja fazendo alguma dieta que não inclua lanches entre as refeições sentirá fome nestes intervalos, para não fugir da dieta tome chá sem açúcar, isto ajudará a passar este período com maior tranquilidade.

Evite fazer substituições nos cardápios das dietas: estes cardápios geralmente são feitos considerando baixas calorias e também uma boa quantidade de nutrientes essenciais, uma substituição feita apenas com base em calorias estaria errada e colocando sua saúde em risco.

Acima de tudo não se engane: algo que pode ocorrer é algum dia sair da dieta em uma refeição, o que geralmente já é pretexto para dizer algo como “na segunda-feira retomo a dieta”, nada disso! Retome a dieta imediatamente,uma pequena falha não deve servir de pretexto para uma grande falha.