Quer um aliado para sua dieta para ajudar a perder aquelas gordurinhas mais difíceis? Então que tal experimentar o chá mate? Muitos estudos vem mostrando que esse chá pode potencializar a perda de peso, pois ajuda a aumentar o metabolismo, inibe o apetite, aumenta a diurese e ajuda a reduzir a absorção de gordura no fígado.

Erva com muitos benefícios

Além disso, o chá mate traz muitos outros benefícios para a saúde por reduzir os riscos de colesterol alto, problemas cardiovasculares, aterosclerose, câncer e muitas outras doenças. Seu consumo também ajuda a reduzir a ansiedade, estimulando o sistema nervoso na medida certa, mesmo tendo a cafeína entre suas principais substâncias.
O chá mate é derivado da planta ilex paraguarienses, planta muito comum na América do Sul. Esse chá é conhecido por ajudar a aumentar a imunidade do organismo, melhorar a digestão e estimular a memória e a cognição. Seus antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento e devido ao seu poder anti-inflamatório, também ajuda a amenizar a celulite.
O chá mate contem muitas vitaminas, proteínas e minerais, incluindo vitaminas C, B1, B2, carboidratos, fósforo, ferro e cálcio, sendo portanto um ótimo aliado para a sua dieta e sua saúde. Basta tomar cerca de 1 litro de chá mate por dia para você conseguir secar de 4 a 5 kg em apenas 1 mês.

Como preparar e consumir o chá mate

O chá mate é vendido de diversas formas e todas elas possuem os mesmos princípios ativos. O chá mate leão por exemplo, é vendido pronto, em saquinhos, porém o recomendável é que se consuma a erva a granel, por ter uma maior concentração dos antioxidantes. Veja como preparar o chá mate com a erva mate:
Leve ao fogo 1 litro de água e desligue antes de levantar fervura. Despeje a água quente sobre 110 g da erva, deixando em infusão por cerca de 15 minutos. Depois é só coar, esperar esfriar e beber. Pode ser consumido quente ou gelado. Pode-se também acrescentar uma rodela de limão ou laranja, porém não adoce.
Se achar necessário adoçar, use adoçante ou mel. Guarde o chá na geladeira e consuma-o ao longo do dia, de preferência 20 a 30 minutos após as refeições. A validade do chá é de 24 horas, depois disso ele perde as propriedades.

Contra indicações do chá mate

O chá é estimulante e por isso não deve ser consumido por pessoas que sofrem de pressão alta, insônia e nervosismo excessivo. Evite tomar o chá após as 5 da tarde, se você é daquelas pessoas com dificuldades de pegar no sono. Grávidas e mulheres que estão amamentando também devem evitar o chá. Qualquer outro problema de saúde, consulte um médico antes de consumir a erva mate.
Para fazer a dieta do chá mate, não tem segredo. Basta adicionar o chá à sua dieta, que deve ser de baixas calorias e balanceada. Outra importante recomendação é não tomar o chá durante a refeição e sim após cerca de 20 minutos, pois desta forma o chá beneficia a digestão e potencializa seu efeito queima gordura. Veja abaixo, uma sugestão de cardápio para a dieta do chá mate, com cerca de 1200 calorias:


Cardápio para a dieta do chá mate

Café da Manhã
·1 fatia de pão integral light
·1 fatia de queijo light
·1 fatia de peito de peru
·1 xícara de chá quente de erva-mate com ½ limão espremido
Lanche da Manhã
·3 fatias de abacaxi
·1 xícara de chá de erva-mate (gelado ou quente)
Almoço
·4 col. (sopa) de legumes
·½ col. (sopa) de óleo de coco
·2 col. (sopa) de arroz selvagem ou integral
·1 filé de frango (até 120 g) grelhado
·Salada verde à vontade
Lanche da tarde 1 (15h)
·2 castanhas-do-pará
·1 xícara de chá de erva-mate (gelado ou quente)
Lanche da tarde 2 (17h30-18h)
·1 iogurte light ou 1 ovo cozido
Jantar
·4 col. (sopa) de legumes
·½ col. (sopa) de óleo de coco
·1 fatia de pão integral light
·1 lata de atum light ou de sardinha light com maionese light e sem colesterol
·Salada verde à vontade
Ceia
6 morangos